Programa

Celebra o ano novo com uma imersão em práticas espirituais ancestrais perto da mística Serra de Sintra. Através de meditação, cântico de mantras, yoga, momentos de silêncio, contemplação e auto-análise, irás experienciar uma conexão profunda com o teu verdadeiro Eu, com a Consciência Cósmica.

Prepara-te para uma viagem espiritual única!

Quer estejas a descobrir pela primeira vez as dádivas da meditação ou sejas um yogi com experiência, este retiro irá permitir-te ganhar inspiração e foco no teu caminho espiritual. Cada retiro espiritual é diferente, mesmo que tenhas participado no mesmo retiro todos os anos.

Uma das atitudes mais importantes num retiro espiritual é o largar de expectativas e abraçar cada momento, cada experiência, cada revelação, cada conexão… com abertura e aceitação.

 

Sejam [email protected]!

O que podes encontrar neste retiro:

MEDITAÇÃO

A meditação diária é uma das ferramentas para uma verdadeira transformação pessoal cultivando compaixão, amor incondicional e altruísmo. O processo é muito simples: fechar os olhos, sentar-se direito e quieto, respirar  profundamente e concentrar-se na mente através de certas técnicas específicas. Na Ananda Marga é ensinado um sistema científico de meditação, chamado Sahaja Yoga, que tem por objetivo a fusão da mente na Consciência Cósmica.

KIIRTAN

Consiste na prática de cantar o mantra em sânscrito “Baba nam Kevalam” em conjunto. Esta ação cria uma vibração propícia à prática de meditação. Ao meditar usando este mantra procuramos dirigir toda a nossa atenção para a vibração da nossa essência mais profunda, da essência mais profunda desta existência, uma fonte de bem-aventurança e amor  incondicional.
O significado mais conhecido e divulgado de Baba nam kevalam é “tudo é expressão do amor”.

AULAS DE YOGA

As aulas de yoga da Ananda Marga trazem  o foco para o Todo, privilegiando os movimentos  lentos, as repetições, a permanência, a respiração consciente. Trazem benefícios a nível de consciência corporal, flexibilidade, equilíbrio, concentração, relaxamento… melhorando de uma forma geral a saúde. Geralmente uma aula inclui o aquecimento, posturas de yoga,  auto-massagem e relaxamento, preparando o corpo para a meditação.

MOMENTOS DE SILÊNCIO.  CONTEMPLAÇÃO. REFLEXÃO.

Estes momentos tem como objetivo  promover a quietude interna, o descanso dos sentidos, de forma a que se possa estabelecer uma conexão maior com as camadas mais profundas da mente. Mais do que estar quieto, significa trazer silêncio a todas as nossas experiências e conscientemente eliminar distracções  de forma a se focar no momento presente e a tudo o que possa surgir, privilegiando estados contemplativos e de auto-reflexão.

Diariamente o que podes vivenciar:

- Meditação e cânticos de mantras de manhã bem cedo, quando a energia é mais subtil.
- aula de yoga pela manhã e final do dia (aquecimento, posturas de yoga, respiração consciente, relaxamento) para mimar o corpo.
- Meditação colectiva várias vezes ao dia (kiirtan, meditação e texto espiritual inspirador).
- kiirtan contínuo. Kiirtan nas 6 direções.
- Momentos de silêncio, contemplação e auto-análise.

 

“O Tantra Yoga é noventa e nove por cento de prática e um por cento de teoria.”

 

Às práticas espirituais acrescem palestras inspiradoras e diversas atividades que dia após-dia irão consolidar o foco desta viagem de acolhimento ao Ano Novo – elevação espiritual, conexão com a nossa verdadeira Essência e com a Consciência Cósmica.

A transição para o Ano Novo será celebrado num crescendo de kiirtan e meditação, de bem-aventurança e amor incondicional, de fusão na consciência cósmica.

 

Baba nam kevalam!

 

Tudo o que existe é Amor Infinito.

Haverá  actividades para crianças durante o decorrer do retiro.

 

Para mais detalhes sobre o programa diário do retiro consultar página de Início.